Direção da KLM
Comité Executivo
A gestão da KLM está nas mãos da sua Equipa Executiva. Da Administração fazem parte a Presidente e Diretora Executiva Marjan Rintel, o Presidente e Diretor Financeiro Bas Brouns e o Diretor de Operações Maarten Stienen.
Conselho Fiscal
O Conselho de Supervisão da KLM supervisiona a gestão conduzida pelo Conselho de Administração, bem como o desempenho geral e operacional da KLM e a governação da empresa. Aconselha igualmente o Conselho de Administração. O Conselho de Supervisão monitoriza o desenvolvimento da estratégia do Grupo KLM e os processos de definição de políticas e aprova as principais decisões de gestão. Discute ainda a forma como a empresa aborda o impacto, o risco e as oportunidades relacionadas com a sustentabilidade.
O Conselho de Supervisão é composto por nove membros. Destes, quatro membros são nomeados pela KLM e cinco pela Air France-KLM. O Conselho de Supervisão é composto por Wiebe Draijer (presidente), François Enaud, Frédéric Gagey, Jan-Kees de Jager, Christian Nibourel, Marjan Oudeman, Fleur Pellerin, Benjamin Smith e Janine Vos.
Biografia de Marjan Rintel
Marjan E.F. Rintel (1967) – Presidente e CEO – tem um impressionante currículo na aviação civil. Depois de terminar os estudos, Rintel desempenhou diferentes cargos no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Em 1999, mudou-se para a KLM e ocupou várias posições até 2014. Passou a conhecer muito bem a empresa: em termos operacionais e comerciais. Em 2014, Rintel trocou a KLM pela NS (ferroviária holandesa). Durante seis anos, teve o cargo de Diretora Operacional no Conselho de Administração. Em 2020, foi nomeada Presidente do Conselho. A 1 de julho de 2022, regressou à KLM como Presidente e CEO.
Rintel é responsável pela estratégia geral e pelo desempenho da KLM, sendo que estabelecer prioridades estratégicas para reforçar a posição da KLM no mercado é um aspeto importante. Para além disso, está empenhada em ajudar a KLM a continuar a recuperar da crise da COVID-19, enquanto torna a empresa mais sustentável. É muito importante que esta visão e, que o papel que a inovação tem na mesma, continuem a ser desenvolvidos.
Rintel também é responsável por manter e reforçar uma organização eficiente e focada nos clientes. O foco está em desenvolver e melhorar as colaborações, as parcerias e em reforçar a posição social da KLM. Rintel acredita que a relação entre a KLM e a sociedade deve ser reforçada, com foco na compreensão mútua.
No seu cargo como Presidente da KLM, Rintel é membro do Comité Executivo do Grupo Air France KLM e do Comité de CEO. Detém várias outras posições adicionais.
Rintel estudou Administração Empresarial na Universidade de Groningen.
Biografia de Bas Brouns
O Diretor Financeiro Bas Brouns (1971) é diretor executivo estatutário e responsável pelo planeamento financeiro, relatórios, investimentos e gestão de riscos da KLM. Como CFO, Bas gere os departamentos de Controlo Empresarial, Finanças Empresariais e Tesouraria, Auditoria Interna, Controlo do Negócio de Passageiros, Fiscalidade e Imobiliário e Contratação de Instalações. É também o responsável máximo pelas Compras e pelo Combustível.
Bas Brouns trabalha na KLM há mais de 28 anos e ocupou cargos financeiros em várias áreas, incluindo planeamento de rede, serviços em terra, gestão de receitas, alianças, comércio eletrónico, inovação empresarial e tesouraria. No seu cargo mais recente, Bas foi Vice-Presidente Sénior de Corporate Controller.
Bas Brouns tem um mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Groningen e um mestrado em Finanças pela London Business School.
Biografia de Maarten Stienen
Maarten Stienen (1974) entrou para a KLM como estagiário na área de gestão em 1998. Depois de concluir o estágio, entrou para a Aircraft Services, onde trabalhou durante quatro anos e acabou por ser nomeado diretor de operações. À procura de um novo desafio, transferiu-se para a Outstations em 2004, tornando-se Diretor-geral para a América do Norte, Central e do Sul, o que o levou a mudar-se para Nova Iorque.
Em 2007, regressou aos Países Baixos para assumir o cargo de Vice-Presidente dos Serviços de Bagagem e de Embarque e Desembarque no Aeroporto Amesterdão-Schiphol. Após ter ocupado este cargo durante quatro anos, foi nomeado Vice-Presidente das Relações Industriais e Compensações e Benefícios, onde se encarregou da reestruturação das compensações e benefícios laborais para toda a força laboral da KLM.
Em 2018, foi nomeado Diretor-geral da KLM Catering Services, onde foi responsável pela prestação de serviços a várias companhias aéreas, pela reformulação da cadeia de fornecimento de catering e pelo realinhamento da estratégia comercial e do pessoal. Foi então nomeado Vice-Presidente Sénior da Hub Operations, uma divisão responsável por toda a assistência a aviões e passageiros da KLM e dos seus parceiros no Schiphol. Maarten trabalhou nesta divisão durante a pandemia do coronavírus: uma das crises mais difíceis da história da KLM. Em agosto de 2022, foi nomeado Diretor de Operações.
Maarten Stienen acumulou 25 anos de experiência operacional e de gestão em várias divisões do Grupo AFKL e em cargos executivos. Graças a esta vasta experiência, tem uma visão alargada da obtenção do apoio dos trabalhadores para mudanças essenciais. Maarten tem também uma grande afinidade com temas-chave como a satisfação do cliente, a digitalização e a sustentabilidade.
Biografia de Miriam Kartman
Miriam Kartman (1965), diretora de recursos humanos (CPO) no Conselho de Administração, é responsável pela política de recursos humanos da KLM, incluindo transformação das pessoas, recursos e saúde, planeamento de pessoal estratégico, aprendizagem e desenvolvimento, diversidade e inclusão e acordos de trabalho coletivo. Neste cargo, dirige, entre outros, o departamento de Compensações e Benefícios de Relações Industriais, Estratégia e Portefólio de RH e Transformação de Pessoas.
Miriam iniciou a sua carreira como Consultora de Relações com Colaboradores na ExxonMobil. Em 1992, juntou-se à KLM como Gestora de RH de Carga. Seguiram-se vários cargos na área dos Recursos Humanos e como gerente técnica, incluindo vice-presidente sénior de controlo de operações. Miriam tem uma ampla experiência no setor da aviação. Tem diversas competências em consultoria de RH, coaching, relações sindicais e aspetos operacionais e comerciais da aviação e experiências com o cliente. Miriam juntou-se ao conselho de administração da KLM em março de 2023.
Miriam é membro do Conselho de Administração do Conselho de Direção de Pessoal de Companhias Aéreas (APDC), uma organização internacional de profissionais da área de RH nas companhias aéreas e é membro da comissão de políticas da Associação Geral de Entidades Empregadoras dos Países Baixos (AWVN), a maior associação de entidades empregadoras no país. Miriam é membro do Conselho Supervisor da GITP, Marfo e Wings of Support.
É licenciada em Economia Empresarial e Direito Económico Social pela Universidade de Utrecht, tendo realizado diversos cursos na IMD Business School.
Biografia de Barry ter Voert
Barry A.M. ter Voert (1971) tem um mestrado em Gestão de Empresas e licenciou-se em Economia na Universidade de Tilburg. Após um estágio na Arthur Andersen em Londres, entrou para a KLM em 1996 como estagiário de gestão. Trabalhou em Amesterdão, Budapeste e Paris e ocupou vários cargos na organização comercial da Air France-KLM, incluindo o de Senior Vice President Pricing & Revenue Management e Senior Vice President Europe. Em março de 2023, Barry juntou-se ao Conselho de Administração da KLM como Chief Experience Officer (CXO) e EVP Business Development. Nesta função, é responsável pela marca KLM, pela experiência do cliente e pelo desenvolvimento do modelo de negócio da KLM, dirigindo os departamentos de Estratégia de Centro de Transportes, Desenvolvimento da Frota, Planeamento da Rede, Alianças, Experiência do Cliente e Serviços de Informação. Barry acredita num futuro em que a KLM irá liderar o caminho para tornar o setor dos transportes aéreos ainda mais sustentável.
Enquanto CXO, Barry ter Voert é membro do Conselho Executivo da SkyTeam, uma aliança de companhias aéreas que inclui a Air France-KLM e a Delta Air Lines.