Diversidade e Inclusão na KLM

A KLM tem como objetivo promover um ambiente inclusivo, onde todos se sintam bem-vindos, respeitados e reconhecidos, quer sejam clientes, colaboradores, fornecedores ou estejam de outra forma ligados à KLM. Na KLM, acreditamos em ligações genuínas com todas as pessoas, incorporando consideração e cuidado na experiência da KLM para passageiros, colaboradores, habitantes locais, economias e comunidades.

"The ocean of the air unites all people."

- Albert Plesman, founder of KLM Royal Dutch Airlines

Quem somos

Somos uma companhia aérea global e ligamos pessoas há mais de 100 anos. Desde 1919, temos vindo a aproximar mundos e vidas. Os Países Baixos, a nossa casa, há muito que são uma encruzilhada e um ponto de encontro para pessoas de várias culturas, origens e perspetivas.

Gostaríamos de nos diferenciar com o seguinte:

  • Interações significativas: os nossos colaboradores estão no centro da nossa organização, criando uma ligação calorosa e pessoal com os nossos clientes.
  • Ligações eficientes: garantimos chegadas e partidas atempadas e transferências tranquilas para os nossos passageiros no Aeroporto Amesterdão-Schiphol, incluindo a nossa rede de parceiros.
  • Controlo e tranquilidade: Ajudamos os clientes a viajar com confiança, informando-os de forma transparente e capacitando-os para personalizarem facilmente a sua viagem.

O mundo em que operamos

Cerca de 80% dos nossos passageiros são de nacionalidade não neerlandesa. Acreditamos no valor da criação de ligações significativas com pessoas de todo o mundo. Estima-se que 10% da população mundial se identifica como pertencente à comunidade LGBTIQ+. Mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de deficiência ou incapacidade funcional. A nossa força de trabalho esforça-se por abraçar e refletir a diversidade de todos os nossos passageiros e da sociedade.

Aquilo em que acreditamos

A nossa força de trabalho é composta por pessoas de diferentes idades, géneros, orientações, origens étnico-culturais, personalidades, experiências e muito mais. Uma cultura empresarial diversificada e inclusiva cria a mentalidade correta para os colaboradores, permitindo que prestem um excelente serviço ao cliente e criem a melhor experiência para o mesmo.

Também acreditamos que um local de trabalho diversificado e inclusivo pode beneficiar a KLM como empresa. Cada um de nós traz para o trabalho uma perspetiva e uma experiência de vida únicas. O mais importante é que, juntos e individualmente, podemos fazer uma diferença positiva para os nossos passageiros e revelar o melhor que há em nós e nos outros.

O caminho para a inclusão é um processo de aprendizagem contínuo. Sabemos que ainda não chegámos lá e somos humildes por perceber que este percurso é contínuo. É por isso que nos esforçamos por ser inclusivos todos os dias, por aprender e melhorar constantemente à medida que avançamos.

Inclusion is not just about meeting standards; it’s about unlocking potential. By celebrating both our commonalities and our differences, we become wiser.

We are strongly motivated in creating memorable experiences for the many diverse passengers we serve by creating a welcoming and respectful environment.

- Barry ter Voert, CXO KLM

O que nós fazemos

Para garantir que todos se sentem bem-vindos, respeitados e reconhecidos, estas são algumas das ações, projetos e iniciativas que desenvolvemos:

  • Continuamos a elevar a fasquia dos objetivos de equilíbrio de género.
  • Ouvimos as necessidades dos nossos passageiros, colaboradores, líderes e da sociedade através de inquéritos, pesquisas e estudos de envolvimento.
  • Desenvolvemos a consciência dos nossos preconceitos através de formação e workshops, incluindo sessões informativas antes do voo e durante o nosso processo de recrutamento.
  • Estamos a lançar opções para os passageiros que não se identificam como homens ou mulheres, como selecionar "mx" durante o processo de reserva, no check-in, em A minha viagem, etc., para saudações de género neutro.
  • Para as pessoas com deficiências visíveis ou invisíveis, trabalhamos com apoio pré-viagem e informações pormenorizadas sobre serviços especiais, formação extensiva do pessoal para garantir uma assistência empática e reativa, modificações de última geração nos aviões, como corredores mais largos e lavatórios acessíveis, e assistência completa à mobilidade desde o check-in até ao destino.

Isto ajudar-nos-á a criar experiências melhores e mais inclusivas para os nossos passageiros.

Grupos de recursos para colaboradores

Também facilitamos os seguintes grupos de recursos para colaboradores. Esses grupos apoiam uma diversidade de comunidades dentro da KLM e defendem a igualdade e a inclusão de todos os colaboradores da KLM: