Assistência à mobilidade
Solicitar assistência de cadeira de rodas
Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o/a ajudar a garantir uma viagem confortável e tranquila. Para usar uma cadeira de rodas do aeroporto, por favor, solicite assistência para cadeira de rodas em A minha viagem. Pode também contactar-nos diretamente, pelo menos 48 horas antes da partida.
Para todos os outros pedidos de assistência, pode utilizar o formulário KLM Cares ou contactar a KLM Cares por telefone ou e-mail.
Tenha em atenção que a assistência no aeroporto é fornecida por uma terceira entidade.
No aeroporto
Certifique-se de que chega ao aeroporto, pelo menos, duas horas e meia (2,5) antes da partida do seu voo dentro da Europa ou três horas e meia (3,5) antes da partida do seu voo intercontinental. Para obter assistência, pode dirigir-se às portas giratórias à entrada e ao passeio no exterior da sala de embarque, onde se encontram os pontos de atendimento.
Assim que realizar o check-in, pode registar-se no balcão de assistência do aeroporto, na zona de check-in. Pode registar-se diretamente no balcão de assistência do aeroporto se já tiver efetuado o check-in online.
Em todos os aeroportos, existem cadeiras de rodas disponíveis entre os balcões de check-in e a porta de embarque e à chegada. As nossas cadeiras de rodas não são adequadas para uma utilização manual, pelo que será necessário que um dos nossos agentes ou o seu acompanhante de viagem empurre a cadeira.
Embarque e desembarque
Os nossos agentes ajudarão durante o embarque e desembarque no avião. Poderá embarcar no avião antes dos restantes passageiros. Por questões de segurança, também lhe será solicitado sair por último quando o avião chegar ao seu destino.
As cadeiras de rodas dobráveis concebidas para caberem nos corredores do nosso avião estão disponíveis a bordo de todos os nossos aviões KLM e KLM Cityhopper.
Assistência pessoal
Consoante o tipo de assistência que necessite durante o voo, poderá necessitar de viajar com um acompanhante ou um assistente de segurança.
Embora os nossos assistentes de bordo possam ajudar a usar a cadeira de rodas a bordo, não estão autorizados a levantar, transportar ou ajudar os passageiros nos lavabos. Também não podem ajudar com a alimentação ou serviços médicos. Se precisar deste tipo de ajuda durante o voo, deverá fazer-se acompanhar pelo seu próprio acompanhante de viagem para lhe prestar assistência durante o seu voo.
Para garantir a sua segurança, deverá fazer-se acompanhar por um assistente de segurança se não conseguir evacuar o avião de forma independente, num improvável caso de emergência. Poderá trazer um assistente de segurança consigo, ou solicitar ao nosso pessoal no aeroporto para ajudar a encontrar um passageiro disposto a prestar-lhe ajuda. Tenha em atenção de que não terá autorização para embarcar se não se fizer acompanhar por um assistente de segurança para lhe prestar ajuda durante o seu voo.
Ligação
Recomendamos vivamente a considerar um mínimo de 90 minutos de tempo de transferência entre os seus voos, para que possa ter tempo suficiente para apanhar o voo seguinte.
Bengala ou muletas
Pode levar a bordo consigo a bengala ou muletas; basta colocá-las no compartimento superior para bagagem. É gratuito e não precisa de fazer qualquer reserva.
Andarilho
O seu andarilho será transportado como bagagem de porão. Se preferir manter o seu andarilho consigo até chegar à porta de embarque, deixe essa indicação quando efetuar o seu check-in. O seu andarilho será carregado para o avião assim que chegar à porta.
À chegada, faremos todos os esforços para colocar o seu andarilho na porta de chegada. Se isso não for possível, poderá recolher o seu andarilho junto do tapete de bagagem do seu voo. Será disponibilizada uma cadeira de rodas do aeroporto para efetuar a sua deslocação até ao tapete de bagagem.
Serviço de macas
Se precisar de permanecer na posição horizontal durante o seu voo, pode utilizar o nosso serviço de macas. Aplicam-se custos adicionais para a utilização deste serviço. Precisará de se fazer acompanhar por alguém que lhe possa prestar assistência médica.
Contacte-nos para fazer uma reserva.
Serviços a bordo
A bordo, temos as seguintes instalações:
- os lavabos nos nossos aviões da KLM estão equipados com barras de apoio.
- Existem lavabos acessíveis para cadeira de rodas nos aviões Boeing 777, Boeing 787 e Airbus A330 da KLM. Os nossos aviões Boeing 737 e Embraer 190 dispõem de uma cortina articulada para aumentar o espaço dos lavabos.
- Dispomos de vários lugares, centrais e junto ao corredor, com braços removíveis, para que possa efetuar mais facilmente a transferência para o seu lugar.