Assistência à mobilidade

Tem mobilidade reduzida ou dificuldade em andar? Solicite uma cadeira de rodas para se deslocar, mais facilmente, pelo aeroporto. Também pode usar a sua bengala, muletas ou andarilho.

Solicitar assistência de cadeira de rodas

Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o/a ajudar a garantir uma viagem confortável e tranquila. Para usar uma cadeira de rodas do aeroporto, por favor, solicite assistência para cadeira de rodas em A minha viagem. Pode também contactar-nos diretamente, pelo menos 48 horas antes da partida.

Para todos os outros pedidos de assistência, pode utilizar o formulário KLM Cares ou contactar a KLM Cares por telefone ou e-mail.

Preencha o formulário KLM Cares

Tenha em atenção que a assistência no aeroporto é fornecida por uma terceira entidade.

No aeroporto

Certifique-se de que chega ao aeroporto, pelo menos, duas horas e meia (2,5) antes da partida do seu voo dentro da Europa ou três horas e meia (3,5) antes da partida do seu voo intercontinental. Para obter assistência, pode dirigir-se às portas giratórias à entrada e ao passeio no exterior da sala de embarque, onde se encontram os pontos de atendimento.

Assim que realizar o check-in, pode registar-se no balcão de assistência do aeroporto, na zona de check-in. Pode registar-se diretamente no balcão de assistência do aeroporto se já tiver efetuado o check-in online.

Em todos os aeroportos, existem cadeiras de rodas disponíveis entre os balcões de check-in e a porta de embarque e à chegada. As nossas cadeiras de rodas não são adequadas para uma utilização manual, pelo que será necessário que um dos nossos agentes ou o seu acompanhante de viagem empurre a cadeira.

Embarque e desembarque

Os nossos agentes ajudarão durante o embarque e desembarque no avião. Poderá embarcar no avião antes dos restantes passageiros. Por questões de segurança, também lhe será solicitado sair por último quando o avião chegar ao seu destino.

As cadeiras de rodas dobráveis concebidas para caberem nos corredores do nosso avião estão disponíveis a bordo de todos os nossos aviões KLM e KLM Cityhopper.

Assistência pessoal

Dependendo do tipo de assistência necessária durante o voo, você pode precisar viajar com um(a) companheiro(a) de viagem ou assistente de segurança.

Embora os nossos assistentes de bordo possam ajudar a usar a cadeira de rodas a bordo, não estão autorizados a levantar, transportar ou ajudar os passageiros nos lavabos. Também não podem ajudar com a alimentação ou serviços médicos. Caso vá precisar deste tipo de assistência durante o voo, você precisará dispor de um(a) companheiro(a) de viagem que possa lhe auxiliar durante o voo. Faremos o nosso melhor para garantir que você e o seu acompanhante de viagem se sentam ao lado um do outro sem custos adicionais. Se tiver necessidades ou desejos específicos relativamente ao seu lugar, não hesite em contactar-nos.

Para garantir sua segurança, você precisa providenciar um(a) assistente de segurança caso não possa sair da aeronave sem auxílio no improvável caso de uma emergência. Poderá trazer um assistente de segurança consigo, ou solicitar ao nosso pessoal no aeroporto para ajudar a encontrar um passageiro disposto a prestar-lhe ajuda. Note que o seu embarque não será liberado sem um(a) assistente de segurança para lhe ajudar durante seu voo.

Ligação

Recomendamos vivamente a considerar um mínimo de 90 minutos de tempo de transferência entre os seus voos, para que possa ter tempo suficiente para apanhar o voo seguinte.

Bengala ou muletas

Pode levar a bordo consigo a bengala ou muletas; basta colocá-las no compartimento superior para bagagem. É gratuito e não precisa de fazer qualquer reserva.

Andarilho

O seu andarilho será transportado como bagagem de porão. Se preferir manter o seu andarilho consigo até chegar à porta de embarque, deixe essa indicação quando efetuar o seu check-in. O seu andarilho será carregado para o avião assim que chegar à porta.

À chegada, faremos todos os esforços para colocar o seu andarilho na porta de chegada. Se isso não for possível, poderá recolher o seu andarilho junto do tapete de bagagem do seu voo. Será disponibilizada uma cadeira de rodas do aeroporto para efetuar a sua deslocação até ao tapete de bagagem.

Serviço de macas

Se precisar de permanecer na posição horizontal durante o seu voo, pode utilizar o nosso serviço de macas. Aplicam-se custos adicionais para a utilização deste serviço. Precisará de se fazer acompanhar por alguém que lhe possa prestar assistência médica.

Contacte-nos para fazer uma reserva.

Serviços a bordo

A bordo, temos as seguintes instalações:

  • os lavabos nos nossos aviões da KLM estão equipados com barras de apoio.
  • Existem lavabos acessíveis para cadeira de rodas nos aviões Boeing 777, Boeing 787 e Airbus A330 da KLM. Os nossos aviões Boeing 737 e Embraer 190 dispõem de uma cortina articulada para aumentar o espaço dos lavabos.
  • Dispomos de vários lugares, centrais e junto ao corredor, com braços removíveis, para que possa efetuar mais facilmente a transferência para o seu lugar.