SAF: combustível alternativo para aviação
O que é o SAF?
SAF significa “Combustível de aviação sustentável”, o termo que a nossa indústria usa para descrever uma alternativa melhor do que o combustível normal de aviação. Preferimos chamá-lo de “combustível alternativo para aviação” porque o SAF ainda produz emissões nocivas e não é totalmente sustentável.
A partir de 2025, os voos com partida na Europa incluem uma média de 2% de SAF, conforme exigido pelas regras da UE. Embora seja um aumento, o impacto do SAF permanece limitado. É por isso que temos de dar prioridade ao SAF para aproveitar melhor os seus benefícios.
Os benefícios do SAF*
Usar SAF é melhor porque:
- É produzido a partir de recursos não fósseis, tais como o óleo alimentar usado.
- Embora o SAF emita a mesma quantidade de CO₂ durante o voo, o seu impacto total em termos de CO₂ é, pelo menos, 65% inferior ao longo de todo o ciclo de vida (desde a produção até à queima).
- Tem menos outras emissões nocivas, como partículas e enxofre, que afetam a qualidade do ar local no solo.
* Apenas selecionamos SAF que cumpra os critérios de sustentabilidade estabelecidos pela União Europeia, conforme definidos pelo Regulamento de Aviação ReFuelEU.
O que torna o SAF melhor?
É porque é considerado todo o ciclo de vida das matérias-primas, incluindo a forma como são produzidas e processadas. Por exemplo, as matérias-primas biológicas, como as culturas, removem CO₂ da atmosfera durante o seu crescimento.
O SAF que utilizamos provém principalmente de óleo alimentar usado, um resíduo. O carbono presente neste óleo está associado à sua primeira utilização (fritar batatas). Durante a produção, a distribuição, o transporte e a queima de SAF, é libertado CO₂. Mas as emissões totais de CO₂ são muito inferiores às dos combustíveis fósseis: pelo menos 65% inferiores para o SAF que usamos.
Além disso, reutilizar óleo alimentar não adiciona nenhum CO₂ novo à atmosfera. Com os combustíveis fósseis, o carbono armazenado no interior é libertado na forma de CO₂ quando é queimado.
Além das emissões de CO₂, voar também tem outros efeitos negativos no clima. Por exemplo, os rastos brancos que os aviões deixam para trás (rastos de condensação) contribuem para o aquecimento global. Além disso, a libertação de partículas finas e enxofre é prejudicial para a qualidade do ar. Com o SAF, estes efeitos são menores em comparação com o combustível normal. Eis porquê.
O SAF cumpre as mesmas normas técnicas que o combustível normal, tornando-o igualmente seguro, mas com menos impurezas. Quando queimadas, estas impurezas contribuem para a libertação de partículas finas e enxofre. Uma vez que o SAF tem muito menos impurezas, também são libertadas menos partículas finas e enxofre durante o voo. Consequentemente, é menos provável que se formem rastos de condensação, uma vez que estes se desenvolvem em torno destas partículas.
Que tipo de combustível alternativo para aviação é utilizado pela KLM?
Nós só compramos SAF fabricado a partir de matérias-primas que não competem com a produção alimentar ou de alimentos para animais e têm um efeito mínimo na biodiversidade. Por isso, não utilizamos óleos de soja e de palma ou os seus subprodutos para produzir combustível para aviação.
Todo o SAF que compramos cumpre os critérios estabelecidos pela:
União Europeia conforme definidos pelo Regulamento de Aviação ReFuelEU; e Roundtable of Sustainable Biomaterials - Mesa-redonda de Biomateriais Sustentáveis - (RSB); ou Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).
Ainda é um efeito pequeno
Para impulsionar a utilização de SAF, começámos a adicionar uma pequena percentagem ao sistema de combustível do Aeroporto Amesterdão-Schiphol em 2022: 0,5% por cada voo de partida. Em 2023 e 2024, aumentámos para uma média de 1% de SAF. A partir de 2025, as regras da UE exigem que os fornecedores de combustível adicionem uma média de 2% de SAF às entregas de combustível em aeroportos europeus.
É por isso que agora incluímos um suplemento para SAF em todos os nossos bilhetes para os voos a partir da Europa. O aumento do preço depende da sua classe de viagem e na distância do seu voo. Todas as receitas do suplemento serão utilizadas inteiramente para comprar SAF.
Embora estejamos a usar mais SAF, ainda perfaz apenas uma pequena parte de todo o nosso combustível. Isto deve-se ao facto de o fornecimento de SAF ser limitado e ser 3 a 4 vezes mais caro do que o combustível normal. Isto significa que só podemos usufruir dos benefícios do SAF numa dimensão reduzida.
Aproveitem juntos os benefícios do SAF
É importante para a KLM e outras companhias aéreas concentrarem-se no SAF para continuarem a desenvolver este mercado. Esperamos que isto reduza os preços e nos permita utilizar mais SAF. O nosso objetivo: 10% de SAF até 2030, com base no nosso consumo total de querosene.
É para isso que colaboramos com as empresas que voam connosco por motivos de negócio ou de transporte de carga. Os passageiros podem fazer uma pequena diferença adicionando SAF extra à sua reserva. Através destes esforços coletivos, utilizámos 10% da produção global de SAF em 2023 e estamos empenhados em acelerar ainda mais a utilização e a produção de SAF.
Contribuir para o SAF
Ao reservar um voo da KLM, pode fazer uma contribuição voluntária para SAF extra. Oferecemos 3 níveis de contribuição com base na quantidade estimada de combustível necessário por passageiro para o seu voo e no preço do SAF no momento da reserva.
Dependendo de quanto contribui, ajuda-nos a financiar a compra de SAF igual a todo ou parte deste combustível. Ao estimar o combustível, consideramos fatores como o tipo de avião, a distância do voo, o peso da carga, o número de passageiros e a classe de viagem que reservou.
Também verá como a sua contribuição ajuda a reduzir o impacto do CO₂ estimado adicionando SAF extra a um voo futuro. Para que fique claro, a sua contribuição não será para SAF extra no seu avião, nem irá reduzir as emissões de CO₂ durante o seu voo. No entanto, permite-nos comprar um pouco mais de SAF para adicionar aos sistemas de combustível do aeroporto.
É nossa responsabilidade reduzir o impacto do voos e tornarmo-nos menos dependentes dos combustíveis fósseis. O SAF extra que paga faz uma pequena diferença para este objetivo.
Emissões médias de CO₂ por passageiro
Quando compra SAF extra, estimamos as emissões médias de CO₂ relacionadas com o combustível por passageiro. Também mostramos a redução estimada do impacto de CO₂ da sua contribuição voluntária. Estas estimativas são calculadas utilizando a nossa calculadora de CO₂. Esta calculadora tem em consideração fatores como o tipo de avião, a rota de voo, a classe de viagem, o fator de carga e o preço do SAF no momento da reserva.
Todos os anos, a organização de contabilidade da KPMG faz uma auditoria para verificar se os nossos métodos de cálculo estão em conformidade com os métodos descritos abaixo e com as diretrizes internacionais. Pode encontrar os detalhes desta auditoria no relatório de auditoria da KPMG.
Nossos métodos e relatório de auditoria mais recentes:
Tem curiosidade sobre a estimativa das emissões de CO₂ do seu voo? Pode vê-la em A Minha Viagem ou ao reservar um voo.
O que fazemos com a sua contributo para a SAF
Utilizaremos a totalidade do seu contributo para comprar SAF. O SAF extra é adicionado ao sistema de combustível do Aeroporto Amesterdão-Schiphol (ou de um dos outros aeroportos onde adicionamos SAF). Isto significa que o SAF com o qual contribuiu não será utilizado especificamente no seu voo. Isso seria logisticamente ineficiente e complicado de organizar. Consoante a disponibilidade do produto no mercado, procuramos adicionar o SAF extra no prazo de 12 meses após a partida do seu voo.
Uma vez que adicionamos SAF aos sistemas de combustível do aeroporto, outros voos também partem com mais SAF a bordo. No entanto, uma vez que essas outras companhias aéreas não pagaram pelo mesmo volume de SAF, não podem reivindicar a redução de CO₂. A KLM é auditada anualmente para garantir que a redução de CO₂ reivindicada corresponda aos certificados que recebemos relacionados ao SAF.
O suplemento para o SAF obrigatório incluindo no seu bilhete e todos os outros benefícios relacionados que recebemos através dos nossos vários programas são utilizados para comprar SAF. Não utilizaremos a sua contribuição voluntária para cumprir os mandatos de mistura de SAF.
Quer fazer mais?
Pode fazer alguma coisa para reduzir o impacto ambiental da sua viagem. A melhor forma é escolher outras alternativas de transporte em vez de viajar de avião (ou em partes da sua viagem), como viajar de comboio, autocarro ou carro elétrico. Em alguns destinos, isto é possível através da KLM, porque trabalhamos com a Eurostar. Oferecemos 1 bilhete que cobre o voo e o comboio de alta velocidade. O comboio é uma escolha melhor do que um voo de ligação curto.
Também existem outras formas que ajudam um pouco. Por exemplo, viajar com pouca bagagem ou trazer os seus auriculares e garrafa de água. Também pode optar por investir num dos nossos projetos de regeneração da natureza selecionados. Isto não irá alterar o impacto ambiental da sua viagem, mas irá ajudar a apoiar ecossistemas danificados.
Perguntas mais frequentes
O SAF é um combustível alternativo para aviação produzido a partir de desperdícios e de resíduos (agora principalmente óleo alimentar usado). Podemos misturar SAF com combustível normal para motores a jato. Ao longo de todo o ciclo de vida, o SAF tem um impacto em termos de CO₂ pelo menos 65% inferior ao do combustível normal.
No entanto, o SAF ainda é escasso e caro. Atualmente, adicionamos uma média de 2% de SAF aos voos a partir da Europa, cumprindo o mandato europeu. O impacto do SAF permanece limitado. A sua contribuição voluntária para SAF extra ajuda-nos a fazer um pouco mais.
O SAF pode ser produzido a partir de várias matérias-primas, como óleo de cozinha usado, resíduos urbanos, gases residuais e resíduos agrícolas. Também pode ser produzido a partir de eletricidade renovável e de CO₂ capturado do ar. Esta forma (sintética) de SAF ainda está em desenvolvimento. O SAF que utilizamos provém principalmente de óleo alimentar reciclado.
As viagens aéreas têm efeitos ambientais graves. Ao mesmo tempo, ainda temos um longo caminho a percorrer para reduzir verdadeiramente o impacto dos voos. Demorará anos até vermos os primeiros voos comerciais movidos a eletricidade ou a hidrogénio. Para voos de longa distância, teremos de confiar no combustível durante um período ainda maior.
Até lá, o SAF é uma forma de reduzir ligeiramente o impacto do voos. Mas é necessário que o SAF fique disponível em maior escala. Além disso, os combustíveis sintéticos feitos de CO₂ a partir do ar e o hidrogénio verde devem continuar a ser desenvolvidos. Isto pode resolver a falta de SAF atual feito de óleo de cozinha usado. É por isso que estamos a investir na investigação e no desenvolvimento destes combustíveis alternativos.
Sabemos que o nosso setor tem um impacto ambiental grave. É por isso que estamos a tentar melhorar o nosso papel na forma como a nossa indústria funciona. Isto requer investimentos significativos, mas também trabalhamos continuamente em várias iniciativas mais pequenas que podem fazer uma ligeira diferença. Temos de adotar uma abordagem abrangente para sermos menos nocivos no futuro, embora não tenhamos a certeza de até onde conseguiremos chegar.
Exemplos de melhorias:
- Renovação da frota
- Protótipos de aviões mais eficientes em termos energéticos
Redução de peso e ajustes a bordo