SAF: combustível alternativo para aviação

Os aviões precisam de combustível para voar. Mas produzir e utilizar combustível causa emissões perigosas, tais como o CO₂. Este gás com efeito de estufa contribui para o aquecimento global ao reter o calor. O SAF é uma alternativa melhor do que o combustível normal de aviação e tem um menor impacto ambiental. Infelizmente, utilizamos pouco porque é difícil de obter e é oneroso. Ao utilizarmos gradualmente mais SAF, pretendemos fazer crescer o mercado e baixar os preços. Explore os benefícios do SAF e como pode ajudar-nos a utilizá-lo mais.

O que é o SAF?

SAF significa “Combustível de aviação sustentável”, o termo que a nossa indústria usa para descrever uma alternativa melhor do que o combustível normal de aviação. Preferimos chamá-lo de “combustível alternativo para aviação” porque o SAF ainda produz emissões nocivas e não é totalmente sustentável.

A partir de 2025, os voos com partida na Europa incluem uma média de 2% de SAF, conforme exigido pelas regras da UE. Embora seja um aumento, o impacto do SAF permanece limitado. É por isso que temos de dar prioridade ao SAF para aproveitar melhor os seus benefícios.

Os benefícios do SAF*

Usar SAF é melhor porque:

  • É produzido a partir de recursos não fósseis, tais como o óleo alimentar usado.
  • Embora o SAF emita a mesma quantidade de CO₂ durante o voo, o seu impacto total em termos de CO₂ é, pelo menos, 65% inferior ao longo de todo o ciclo de vida (desde a produção até à queima).
  • Tem menos outras emissões nocivas, como partículas e enxofre, que afetam a qualidade do ar local no solo.

* Apenas selecionamos SAF que cumpra os critérios de sustentabilidade estabelecidos pela União Europeia, conforme definidos pelo Regulamento de Aviação ReFuelEU.

O que torna o SAF melhor?

O SAF é uma alternativa melhor do que o combustível normal de aviação (querosene fóssil). Desde a produção até à queima, o impacto em termos de CO₂ épelo menos 65% inferior ao do combustível normal. Mas, durante o voo, o SAF e o combustível normal de aviação emitem a mesma quantidade de CO₂. Como é possível?

É porque é considerado todo o ciclo de vida das matérias-primas, incluindo a forma como são produzidas e processadas. Por exemplo, as matérias-primas biológicas, como as culturas, removem CO₂ da atmosfera durante o seu crescimento.

O SAF que utilizamos provém principalmente de óleo alimentar usado, um resíduo. O carbono presente neste óleo está associado à sua primeira utilização (fritar batatas). Durante a produção, a distribuição, o transporte e a queima de SAF, é libertado CO₂. Mas as emissões totais de CO₂ são muito inferiores às dos combustíveis fósseis: pelo menos 65% inferiores para o SAF que usamos.

Além disso, reutilizar óleo alimentar não adiciona nenhum CO₂ novo à atmosfera. Com os combustíveis fósseis, o carbono armazenado no interior é libertado na forma de CO₂ quando é queimado. 

Que tipo de combustível alternativo para aviação é utilizado pela KLM?

Nós só compramos SAF fabricado a partir de matérias-primas que não competem com a produção alimentar ou de alimentos para animais e têm um efeito mínimo na biodiversidade. Por isso, não utilizamos óleos de soja e de palma ou os seus subprodutos para produzir combustível para aviação.

Todo o SAF que compramos cumpre os critérios estabelecidos pela:

Ainda é um efeito pequeno

Para impulsionar a utilização de SAF, começámos a adicionar uma pequena percentagem ao sistema de combustível do Aeroporto Amesterdão-Schiphol em 2022: 0,5% por cada voo de partida. Em 2023 e 2024, aumentámos para uma média de 1% de SAF. A partir de 2025, as regras da UE exigem que os fornecedores de combustível adicionem uma média de 2% de SAF às entregas de combustível em aeroportos europeus.

É por isso que agora incluímos um suplemento para SAF em todos os nossos bilhetes para os voos a partir da Europa. O aumento do preço depende da sua classe de viagem e na distância do seu voo. Todas as receitas do suplemento serão utilizadas inteiramente para comprar SAF.

Embora estejamos a usar mais SAF, ainda perfaz apenas uma pequena parte de todo o nosso combustível. Isto deve-se ao facto de o fornecimento de SAF ser limitado e ser 3 a 4 vezes mais caro do que o combustível normal. Isto significa que só podemos usufruir dos benefícios do SAF numa dimensão reduzida.

Aproveitem juntos os benefícios do SAF

É importante para a KLM e outras companhias aéreas concentrarem-se no SAF para continuarem a desenvolver este mercado. Esperamos que isto reduza os preços e nos permita utilizar mais SAF. O nosso objetivo: 10% de SAF até 2030, com base no nosso consumo total de querosene.

É para isso que colaboramos com as empresas que voam connosco por motivos de negócio ou de transporte de carga. Os passageiros podem fazer uma pequena diferença adicionando SAF extra à sua reserva. Através destes esforços coletivos, utilizámos 10% da produção global de SAF em 2023 e estamos empenhados em acelerar ainda mais a utilização e a produção de SAF.

Contribuir para o SAF

Ao reservar um voo da KLM, pode fazer uma contribuição voluntária para SAF extra. Oferecemos 3 níveis de contribuição com base na quantidade estimada de combustível necessário por passageiro para o seu voo e no preço do SAF no momento da reserva.

Dependendo de quanto contribui, ajuda-nos a financiar a compra de SAF igual a todo ou parte deste combustível. Ao estimar o combustível, consideramos fatores como o tipo de avião, a distância do voo, o peso da carga, o número de passageiros e a classe de viagem que reservou.

Também verá como a sua contribuição ajuda a reduzir o impacto do CO₂ estimado adicionando SAF extra a um voo futuro. Para que fique claro, a sua contribuição não será para SAF extra no seu avião, nem irá reduzir as emissões de CO₂ durante o seu voo. No entanto, permite-nos comprar um pouco mais de SAF para adicionar aos sistemas de combustível do aeroporto.

É nossa responsabilidade reduzir o impacto do voos e tornarmo-nos menos dependentes dos combustíveis fósseis. O SAF extra que paga faz uma pequena diferença para este objetivo.

Preços do SAF por destino

Emissões médias de CO₂ por passageiro

Quando compra SAF extra, estimamos as emissões médias de CO₂ relacionadas com o combustível por passageiro. Também mostramos a redução estimada do impacto de CO₂ da sua contribuição voluntária. Estas estimativas são calculadas utilizando a nossa calculadora de CO₂. Esta calculadora tem em consideração fatores como o tipo de avião, a rota de voo, a classe de viagem, o fator de carga e o preço do SAF no momento da reserva.

Todos os anos, a organização de contabilidade da KPMG faz uma auditoria para verificar se os nossos métodos de cálculo estão em conformidade com os métodos descritos abaixo e com as diretrizes internacionais. Pode encontrar os detalhes desta auditoria no relatório de auditoria da KPMG.

Nossos métodos e relatório de auditoria mais recentes:

Tem curiosidade sobre a estimativa das emissões de CO₂ do seu voo? Pode vê-la em A Minha Viagem ou ao reservar um voo.

Adicionar SAF extra à sua reserva

Pode contribuir voluntariamente para SAF extra ao fazer a sua reserva. Se já tiver uma reserva e quiser adicionar SAF extra além do suplemento obrigatório, pode fazê-lo através de A Minha Viagem.

O que fazemos com a sua contributo para a SAF

Utilizaremos a totalidade do seu contributo para comprar SAF. O SAF extra é adicionado ao sistema de combustível do Aeroporto Amesterdão-Schiphol (ou de um dos outros aeroportos onde adicionamos SAF). Isto significa que o SAF com o qual contribuiu não será utilizado especificamente no seu voo. Isso seria logisticamente ineficiente e complicado de organizar. Consoante a disponibilidade do produto no mercado, procuramos adicionar o SAF extra no prazo de 12 meses após a partida do seu voo.

Uma vez que adicionamos SAF aos sistemas de combustível do aeroporto, outros voos também partem com mais SAF a bordo. No entanto, uma vez que essas outras companhias aéreas não pagaram pelo mesmo volume de SAF, não podem reivindicar a redução de CO₂. A KLM é auditada anualmente para garantir que a redução de CO₂ reivindicada corresponda aos certificados que recebemos relacionados ao SAF.

O suplemento para o SAF obrigatório incluindo no seu bilhete e todos os outros benefícios relacionados que recebemos através dos nossos vários programas são utilizados para comprar SAF. Não utilizaremos a sua contribuição voluntária para cumprir os mandatos de mistura de SAF.

Quer fazer mais?

Pode fazer alguma coisa para reduzir o impacto ambiental da sua viagem. A melhor forma é escolher outras alternativas de transporte em vez de viajar de avião (ou em partes da sua viagem), como viajar de comboio, autocarro ou carro elétrico. Em alguns destinos, isto é possível através da KLM, porque trabalhamos com a Eurostar. Oferecemos 1 bilhete que cobre o voo e o comboio de alta velocidade. O comboio é uma escolha melhor do que um voo de ligação curto.

Também existem outras formas que ajudam um pouco. Por exemplo, viajar com pouca bagagem ou trazer os seus auriculares e garrafa de água. Também pode optar por investir num dos nossos projetos de regeneração da natureza selecionados. Isto não irá alterar o impacto ambiental da sua viagem, mas irá ajudar a apoiar ecossistemas danificados.

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