The Aviation Challenge
Soluções para reduzir o impacto
As viagens aéreas têm um impacto negativo no clima. O Aviation Challenge ajuda-nos, a nós e a outras companhias aéreas, a desenvolver novas ideias para reduzir o impacto dos voos.
Todas as companhias aéreas partilham as suas ideias e soluções para aprenderem umas com as outras. Após o Desafio, tentamos implementar o maior número possível de melhorias. A companhia aérea que adotar o maior número de ideias do Desafio ganha um prémio.
Novas ideias
Todos os anos, tentamos introduzir o maior número possível de ideias bem sucedidas do Desafio anterior. Naturalmente, também implementamos novas iniciativas. Eis algumas dessas melhorias:
- O nosso departamento de Carga utiliza paletes de cartão, que pesam menos 50% do que as paletes de madeira convencionais. Assim, pode poupar até 500 kg num voo de Amesterdão para Singapura. Além disso, carregamos a nossa carga de forma a otimizar o centro de gravidade do avião, o que resulta numa menor resistência e num menor consumo de combustível.
- Experimentamos diferentes refeições a bordo para reduzir o impacto da nossa cadeia alimentar.
- Exploramos formas de envolver os nossos clientes no aumento da utilização de SAF (combustível de aviação alternativo), o que nos ajuda a reduzir o nosso impacto ambiental global.
Da ideia ao impacto
Em 2024, o Aviation Challenge (Desafio de Aviação) centra-se na adoção. A SkyTeam incentiva-o/a a pôr as ideias em prática para aumentar o impacto do Desafio. Reduzir o impacto de um único voo é ótimo, mas faz realmente a diferença quando aplicamos inovações a todos os voos e processos.
Outras iniciativas para a inovação
Não nos limitamos a melhorar com as ideias do Aviation Challenge. Acrescentamos também uma média de 1% de SAF (combustível de aviação alternativo) a todos os voos com partida do Aeroporto Schiphol de Amesterdão. E investimos na renovação da frota, na reciclagem, na redução do ruído e muito mais.
- O desafio centra-se em todas as formas de redução do impacto, desde o impacto ambiental até à melhoria das condições sociais.
- Existem três categorias de distâncias: curta distância (menos de 1500 km), média distância (1500-3000 km) e longa distância (5000-10.000 km). As companhias aéreas podem participar em todas as distâncias, efetuando uma viagem de ida e volta, incluindo o chamado "turnaround" no destino.
- As companhias aéreas escolhem um voo de ida e volta por categoria numa rota existente.
- O desafio começa quando o avião é levado até à porta de embarque e está preparado para voar. O desafio termina para a KLM no Aeroporto Amesterdão-Schiphol. O desafio não se prende apenas com o voo em si, mas também com melhorias antes da partida, incluindo a forma como mantemos as nossas aeronaves.
- As medições serão comparadas com as outras companhias aéreas participantes.
Os prémios para a "maior redução deCO2 " serão medidos em relação à base de referência de cada companhia aérea de voos de referência com o mesmo tipo de aeronave e na mesma distância. - Os participantes no desafio serão avaliados em todas as categorias.
- As companhias aéreas participantes comprometem-se a partilhar todas as soluções, dados e experiências inovadoras.
No primeiro ano do Desafio, participaram 16 companhias aéreas; esse número aumentou para 22 participantes em 2023. Em 2024, a SkyTeam abriu o Aviation Challenge a outras companhias aéreas, permitindo-lhe crescer ainda mais. Assim, para além dos membros da SkyTeam, parceiros e empresas filiais, as companhias aéreas não filiadas na SkyTeam também participam atualmente.
Existem várias categorias de prémios: Prémio de Impacto de Voo e Prémio de Contribuição para o desafio. Com foco na adoção em 2024, os prémios deste ano são: Promover a adoção, Impulsionar a colaboração e Reforçar a sustentabilidade. Um júri selecionará um vencedor entre 5 finalistas.
Prémio de Impacto de Voo
A maior redução de CO2 - Emissões de CO2 mais baixas
Operações em terra com as mais baixas emissões de CO2 - Melhor gestão de resíduos a bordo (reciclagem)
Prémio de Contribuição para o desafio
- Melhor Inovação
- Melhor Adoção
- Melhor Colaboração
Promover a adoção
- A melhor solução à escala em termos de Carga
- A melhor solução à escala em termos de GroundOps
- A melhor solução à escala em termos de Produtos de bordo
- A melhor solução à escala em termos de Catering
- A melhor solução à escala em termos de FlightOps
- A melhor solução à escala em termos de MRO
- Maximização da adoção de soluções TAC (TAC significa «The Aviation Challenge»)
- Maiores progressos na adoção de soluções TAC
Impulsionar a colaboração
- Melhor colaboração com o cliente
- Melhor parceria
- Melhor colaboração em equipa
- Melhor contribuição para a partilha de conhecimentos
Capacitar a sustentabilidade
- Excelência da cadeia de abastecimento
- Melhor abordagem para escalonar o SAF
- Melhor literacia climática
- Melhor abordagem às funções e responsabilidades
- Pioneiro em dados e informações
- Estratégias de preparação para o futuro
Employee Sustainability Challenge
Os nossos colaboradores estão envolvidos nos voos que participam no Aviation Challenge. Os funcionários partilharam as suas ideias para o desafio durante o Employee Sustainability Challenge. Foram partilhadas cerca de 130 ideias.
Partilhar conhecimento
Após o desafio, todas as companhias aéreas participantes podem partilhar os seus conhecimentos e experiências durante um evento e numa plataforma online. Os participantes podem participar em workshops sobre reciclagem, rotas de voo ideais e muito mais. Os prémios serão entregues nesse dia.
O que é a SkyTeam?
A KLM faz parte da SkyTeam, uma rede global de 20 companhias aéreas que trabalham em conjunto para proporcionar a milhões de passageiros a melhor experiência de viagem. Desafiamo-nos a nós próprios, uns aos outros e à indústria da aviação para continuarmos a inovar. O nosso objetivo visa reduzir o impacto ambiental da aviação, desempenhando a inovação um papel fundamental neste esforço.